Páginas

terça-feira, 18 de agosto de 2009

A Oração

É notável nos jovens que estão começando a caminhada na igreja a indagação: “Como devo rezar?”, para tanto, afirmo que a oração não exige métodos, nem receita, e quanto mais simples melhor.

Jesus, durante toda a sua vida, sempre fazia suas orações, retirava-se para lugares silenciosos, isolados, para poder melhor comunicar-se com seu Pai. Com o tempo, seus discípulos perceberam que orar era algo muito importante e pediram a Jesus que lhes ensinasse a rezar, foi então que ele os ensinou o pai-nosso.

Para rezar, não é preciso dizer palavras difíceis e complicadas ou que esta exija muito tempo e torne-se cansativa. Ao contrário, a oração deve ser prazerosa e pode ser até mesmo de 5 minutos, desde que expresse aquilo que realmente está em seu coração, criando um verdadeiro canal de diálogo com um Grande Amigo. Use palavras espontâneas, conte a Ele como foi o dia, agradeça, louve e também expresse suas dificuldades, entronizando seu pedido, Deus sabe de tuas intenções.

Como você já deve ter percebido toda a liturgia eucarística é uma oração, pois nela ocorre um diálogo com Deus que também se comunica conosco. Por isso, a missa é a nossa maior oração, mas não basta está apenas presente, é preciso participar!

A oração é o alimento da alma, quem reza de coração consegue alcançar momentos de paz interior, alívio das dores do pecado, amor e estima por si, piedade, sabedoria para discernir momentos da vida e conseguir ver e ouvir o que Deus tem para nos oferecer.

Queridos amigos, para finalizar, peço a vocês que criem o hábito de rezarem todos os dias. A única exigência para uma boa oração é a dedicação (e isso parte de você!). Quando acordar pela manhã, agradeça por mais um dia de sol e peça para que as próximas 24 horas sejam simplesmente completadas com alegrias e paz. À noite, antes de dormir, agradeça por tuas vitórias e conquistas durante o dia; reflita o quanto você fez bem para as pessoas, às vezes com um simples sorriso a quem não o conhecia ou um abraço e aperto de mão.

O mundo precisa saber que existe um Deus de paz, de amor, de vida, e que precisam conhecê-lo intimamente através da oração, Ele é o pão de cada dia e quem prova desse pão sabe o prazer de viver um dia após o outro. Como o mundo poderia torna-se tão diferente longe de guerras, da inveja e de brigas se cada um parasse por apenas 5 minutos e silenciasse para a oração, Deus nos fala através do silêncio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário