Páginas

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Política: e eu com isso...

Bem caros leitores, hoje o post é Fé e Política – viiiixe....

Essas são duas coisas que muitos não gostam de discutir, a FÉ, porque tornou-se dogmatizada àqueles que crêem e devassa aos seus opostos; e a POLÍTICA, ah!... a política... – e o que é que eu tenho a ver com isso!!?
Pensando bem, FÉ e POLÍTICA, sempre aparecem em todo e qualquer discurso, até mesmo nos daqueles que fazem questão de dizer: “me incluam entre os que estão fora desse discurso político”. E, como diz um amigo meu, nós temos certa FIMOSE MENTAL para esse assunto, muito mais para a política à fé. Como deixar de lado aquilo que rege a vivência social, o conforto, a segurança, a educação e nossos direitos e deveres? Onde ficamos ao afirmar que não estamos preocupados com nosso futuro?

Caro leitor, sugiro definirmos os termos FÉ e POLÍTICA, para melhorar um pouco mais nossa visão em torno do assunto. Segundo o dicionário Michaelis, = Crença, crédito; convicção da existência de algum fato ou da veracidade de alguma asserção. Crença nas doutrinas da religião cristã. POLÍTICA = Arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados. Conjunto dos princípios e medidas postos em prática por instituições governamentais e outras, para a solução de certos problemas sociais. Faz-se necessário incluir mais um termo aqui: POLITICAGEM, este sim retoma àqueles atos que, erroneamente, também queremos fechar os olhos e deixar ao deus-dará. Segundo Michaelis, significa: Política ordinária, mesquinha e interesseira. Corja de maus políticos.

A politicagem está associada àquilo que não queremos nem saber, porque sabemos que não vai dar em nada e agride a imagem do Poder Executivo e Legislativo, o certo é que fazemos errado em nos calarmos!

Você deve ainda está se perguntando, ou tentando associar FÉ à POLÍTICA, qual a razão disso? Afirmo que não somos pioneiros a trazer essa discussão, basta uma simples pesquisa no oráculo e... thannrhannn... lá estão... alguns links com tamanha referência no assunto.

Trata-se até mesmo de um movimento ecumênico, não confessional e não partidário, já organizado
com direito a blog e tudo mais objetivando fomentar a reflexão política, a vida espiritual e a subjetividade daqueles que estão comprometidos com uma prática política e social (vide: Blog de Fé e Política).

Ressalto que este será o título (ou marcador) desta Coluna, mas o que queremos é ascender aqui a opinião pessoal a respeito da política, até mesmo expor situações que mexem com nosso credo aos políticos e aos que fazem politicagem.

De fato somos todos verdadeiramente seres políticos e sonhadores com uma sociedade mais justa, humana e solidária. A Democracia é participativa, devemos sim ir atrás do que está errado e cobrar resultados certos e exatos. Devemos ir atrás de nossos direitos, atentando para os nossos deveres. Reunidos em grupo, com o mesmo propósito somos mais fortes. A Igreja, como defensora das causas dos pobres, oprimidos e excluídos, atua também nesse papel, e o melhor, num grande grupo!

Saúde e paz a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário