Páginas

terça-feira, 23 de junho de 2009

A Missa - Parte 01

Olá caros leitores, Como havia dito no último post de formação litúrgica: O que é Liturgia?, hoje vamos começar a falar sobre a missa!

Só para fixar: Liturgia é o conjunto de ritos celebrativos e participativos, expressos por meio de sinais sensíveis e eficazes, onde se experimenta o mistério pascal de Cristo.

Quando você vai à igreja e observa uma cerimônia, como a missa, logo nota uma série de sinais, de objetos, lugares e atitudes próprias daquela cerimônia. Por isso, a missa também é chamada de LITURGIA EUCARÍSTICA.

A missa é o culto mais sublime que oferecemos ao Senhor. A Eucaristia é o ponto central de toda a liturgia, porque relembra a Páscoa de Cristo, tornando-a presente entre nós. É na Eucaristia que Jesus se dá a nós em alimento, na forma de pão e vinho, simbolizando a carne e o sangue. Nós não vamos à missa somente para pedir, mas para louvar, agradecer e adorar a Deus.

Para bom observador, a missa sofre algumas variações, dependendo do dia em que é celebrada. Por exemplo, no período da Quaresma não se canta o Glória, as cores usadas nos paramentos (incluí-se as vestes do Padre) também são diferentes das cores usadas no Tempo Comum. Mas vamos com calma até chegarmos nos pormenores, centremo-nos na estrutura geral de todas missas, ou Celebração Eucarística - como queiram chamar, depois partiremos aos demais assuntos, conforme interesse de vocês, Sr(as) Leitores(as).

Para facilitar nosso estudo, vamos dividir a missa em quatro partes:1. Ritos Iniciais, 2. Liturgia da Palavra, 3. Liturgia Eucarística e 4. Ritos Finais. Sendo que vamos descrever as duas primeiras nesse post e as outras duas posteriormente.

1. RITOS INICIAIS
A finalidade dos ritos iniciais é fazer com que todos os fiéis se sintam unidos para formar uma só comunidade, um só corpo, dispondo seu coração e sua mente para receber a Palavra de Deus e celebrar dignamente a Santa Eucaristia.

Compreende: Comentário Introdutório à missa do dia, Antífona de Entrada, Ato Penitencial, Hino de Louvor e Oração da Coleta.

--> Comentário Introdutório
Trata-se dos primeiros ritos, onde o comentarista vai dizer porque estamos reunidos, o que iremos celebrar (por exemplo, missa da Paixão e Morte do Senhor, ou missa da Páscoa) seguido das intenções da missa (dos enfermo, em memória de alguém, ou agradecimento por algo, entre outros).

--> Antífona de Entrada

A assembléia, de pé, saúda o Padre (que nesse momento representa Cristo) e os demais ministros que se aproximam em procissão, com o Canto de Entrada. Ao chegar ao presbitério, o Padre beija o altar em sinal de carinho e reverência por tão sublime lugar, significa também um beijo dado em cada um na assembléia. Depois, todos fazem o sinal da cruz, onde nota-se que a assembléia não se reúne em seu próprio nome, mas em nome da Santíssima Trindade.

-->
Ato Penitencial
A Igreja é convidada a silenciar e reconhecer-se pecadora e necessitada da misericórdia de Deus, cuja finalidade é purificar o coração de todos os presentes, que se arrependem de suas culpas para dar lugar à graça de Deus. Nossos pecados são absorvidos na oração feita pelo Padre.

--> Hino de Louvor ou Glória

O glória é uma mistura de louvor e súplica, em que a assembléia congregada no Espírito Santo, dirige-se ao Pai e ao Cordeiro. Pode ser cantado ou proclamado nos domingos e em celebrações especiais, de caráter mais solene --> exceto os do tempo da quaresma e do advento (período em que também não se pode bater palmas ou manifestar louvores) <-- --> Oração da Coleta
Tomando consciência de que estamos na presença de Deus, em silêncio, designamos a Deus nossos pedidos, tendo total certeza de que Ele está a nos escutar.

2. LITURGIA DA PALAVRA
É por meio das palavras que Deus fala ao nosso coração.

Compreende: Primeira Leitura, Salmo Responsorial, Segunda Leitura, Aclamação ao Evangelho, Proclamação do Evangelho, Homilia, Profissão de Fé e Oração da Comunidade.

--> Leituras
Aos domingos são feitas duas leituras e o Evangelho, nas missas da semana são feitas apenas uma leitura e o Evangelho. A primeira e a segunda leitura devem ser encerradas de modo idêntico, com o leitor exclamando: "Palavra do Senhor!" e a comunidade respondendo com: "Graças a Deus!".

--> Evangelho
O celebrante anucia o Evangelho com as seguintes palavras:
Pe.: O Senhor esteja convosco.
Ass.: Ele está no meio de nós!
Depois o Padre proclama: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo ......
Ass.: Glória a vós Senhor!

É feita a leitura do Evangelho e ao final o Padre encerrar proferindo a expressão: "Palavras de Salvação!"; Ass.: Glória a Vós, Senhor!


--> Homilia

Errônamente chamada de sermão. Trata-se do momento em que o sacerdote, como homem de Deus, traz para o presente aquela palavra pregada por Cristo há dois mil anos. Neste momento, devemos dar ouvidos aos ensinamentos do sacerdote, que são os mesmos ensinamentos de Cristo, pois foi o próprio Cristo que disse: "Quem de vós ouve, ouve a mim! Quem de vós rejeita, rejeita a mim!" (Lc 10,16). -->A homilia é obrigatória aos domingos e nas festas solenes da Igreja. Nos demais dias, ela é recomendável, mas é facultativa. <--

--> Profissão de Fé (Credo)

Encerrada a homilia, todos ficam de pé para recitar o Credo. Este nada mais é do que um resumo da fé católica, que nos distingue das demais religiões. É como que um juramento público e renovação do batismo.

--> Oração da Comunidade ou Oração dos Fiéis

Toda a comunidade apresenta suas súplicas ao Senhor e intercede por todos os homens. A introdução e o encerramento da Oração da Comunidade devem ser feitas pelo sacerdote.


Entendidos até aqui caros leitores?! No proximo post de Formação Litúrgica daremos continuidade à Santa Missa com as outras duas partes:
Liturgia Eucarística e Ritos Finais.

Até lá!

Um comentário:

  1. Bom garela só quero dizer vcs são demais e que a cada dia Deus usa cada um para fazer a Graça acontecer através da Evangelização que vc ponhe em pratica cada dia.Continuem sempre buscando o CRISTOressucitado para melhor Evangelizar.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário