Páginas

terça-feira, 16 de junho de 2009

O que é LITURGIA?

Olá prezados leitores, vamos fazer uns ajustes nesse blog e torná-lo bem mais visível às nossas atividades fins, aliás, é para isso que servem mesmo os blogs – rsrsrs

Então, sem prolongar a conversa, vamos trazer para esse espaço formações litúrgicas e demais outros posts e discussões relacionados ao cotidiano.

Esperamos ser útil!



Antes de nos aprofundarmos em outros termos, vamos iniciar com LITURGIA:


Ao contrário do que muitos pensam e até mesmo tornou-se estigmatizado, liturgia não é um Grupo especifico que está intimamente ligado à Celebração Eucarística, nem o Grupo de Canto ou Coral, estes fazem parte da liturgia.


O conceito de LITURGIA vai além de um grupo ou de atos e gestos do Padre, significa um conjunto de ritos que torna presente o acontecimento definitivo do Mistério Pascal (a Ressurreição de Cristo).



A palavra liturgia vem do grego λειτουργία, que significa "serviço" ou "trabalho público". É, antes de tudo, "serviço ao povo", experiência que se semeia dentro de uma vivência fraterna da vida cotidiana de cada um em comunhão com sua comunidade.



Quando vamos à igreja e observamos uma cerimônia, como a missa, nota-se uma série de sinais, de objetos, de lugares e de atitudes próprias daquela cerimônia. Não se trata de uma encenação da morte e ressurreição de Cristo, mas de uma representação dela, uma vez que o mistério é contemplado em "espírito e verdade".



Em Resumo, liturgia trata-se do conjunto de ritos celebrativos e participativos, expressos por meio de sinais sensíveis e eficazes, onde experimenta o mistério pascal de Cristo. Por tanto, quem participa da liturgia não é apenas o grupo que canta, que auxilia no altar (acólitos e ministros), que faz as leituras e/ou o Padre, mas toda a comunidade, ou seja, você faz parte da liturgia eucarística. A religião assume o homem por completo: corpo e alma. A Graça não destrói a natureza humana, mas a completa e aperfeiçoa, por isso, rezamos com o corpo também: dizendo palavras e fazendo gestos.




Entendidos até aqui o conceito de LITURGIA, na próxima formação traremos os aspectos da missa, que é o rito completo da liturgia eucarística.

Até lá!


Deixem seus comentários, dúvidas e/ou sugestões, ou envie para soudespertar@gmail.com

2 comentários:

  1. Esse assunto é muito importante para nós católicos que vivemos a experiência da celebração da santa missa,e esse texto responde alguns de nossos questionamentos.Gostei!

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante também sobre o assunto abortado sobre Liturgia e gostaria que não ficasse só ai e que colocase mais.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário