Páginas

segunda-feira, 13 de abril de 2009

História do Grupo



O Grupo Despertar foi concretizado a partir do I Encontrão de Jovens na Paróquia Santa Joana d’Arc, realizado no Auditório Pe Costinha, em 01 de junho de 2008, sob o tema:Construindo um novo olhar sobre a juventude”.

Visto que a região da Paróquia Santa Joana d’Arc é composta, em sua maioria, por jovens estudantes secundaristas, universitários ou diplomados em curso superior, ao tempo em que, de outro lado existe uma comunidade carente de manifestações culturais, sociais e, diga-se, econômica, o Encontrão teve como proposta a formação de um grupo de jovens para elaborar e executar projetos nas áreas sociais e culturais, de modo que possam condicionar aos beneficiários, qualidade de vida digna, prezando os Princípios da Democracia: igualdade, liberdade, solidariedade, soberania e participação.

Desde então, reunindo-se semanalmente para discutir atividades pertinentes ao grupo, os membros sugeriram inclusive o próprio nome –
Despertar, que gera um sentido de: “Acorda! Você também faz parte dessa realidade”. O vocábulo provoca certa curiosidade entre as pessoas e a sonorização é agradável aos ouvidos.

O Despertar, que tem características de grupo aberto, interagindo diretamente com a comunidade, além do
âmbito religioso, no qual desenvolve a evangelização dos jovens a partir de formação bíblica e de momentos de louvor e de oração, atua também no âmbito social, na promoção de campanhas de saúde, cultura, cidadania, esporte e lazer.

Em pouco tempo de concretizada a formação do grupo, além das atividades internas realizadas no sentido de estimular as relações interpessoais, com realização de almoços e luau na casa dos próprios membros, bem como vigílias e adorações, o Grupo Despertar já carrega em seu histórico atividades comunitárias, tais como:


Realização do I
Arraiá da Dona Joana, realizado no dia 29/06/2008 com a participação do Grupo de Acólitos de Santa Joana D’Arc, RCC, EJC e demais colaboradores, além de apresentação de grupos culturais do bairro, dentre eles: Flor do Mamulengo e Os Picoteiros;


Realização de atividade comemorativa do
Dia das Crianças, realizado no dia 12/10/2008 com a participação de cerca de 250 crianças da Paróquia Santa Joana D’Arc, compreendendo a região do Mocambinho, Santa Sofia, São Francisco, Loteamento Mocambinho, Vila Mocambinho e adjacências, onde foram realizadas atividades recreativas com palhaços, oficina de pintura, distribuição de brinquedos, doces e fornecimento de lanche. Teve como parceiro a Pastoral da Criança e apoio de demais grupos, bem como ajuda de custos da Distribuidora Cristal e pequenos comércios locais;



Realização da campanha
Despertar para a Partilha, que teve início no dia 16/12/2008, com apresentação musical de componentes do grupo e convidados. Durando todo o período do natal, a campanha, que teve como objetivo mobilizar a Paróquia para a partilha de alimentos com os mais necessitados, arrecadou alimentos suficiente para a confecção de 43 cestas básicas, sendo distribuídas entre famílias de baixa renda.



2 comentários:

  1. Já era hora de ter a história do grupo!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. É isso que somos, jovens anciosos por um mundo mais jovens e voltado para a juventude que não ainda tiveram uma experiência com o Cristo o Ressucitado. Shalom

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário