Páginas

terça-feira, 21 de abril de 2009

Texto Complementar: TESTE DAS TRÊS PENEIRAS

Quando falares procura que as tuas palavras sejam melhores que o silêncio. Provérbio Híndu.
Chegou um novo vigário na Paróquia de Santo Agostinho. Logo no primeiro dia, dona Flora foi à sacristia falar com ele.

- Padre, o Sr. nem imagina o que me contaram a respeito de João...

Nem chegou a terminar a frase, porque o padre a interrompeu:

- Espere um pouco, dona Flora, o que a senhora vai me contar já passou pelas três peneiras?

- Peneiras? Que peneiras, padre?

- A primeira é a da verdade. Tem certeza de que esse fato é absolutamente verdadeiro?

- Não, como poderia? O que sei é o que me contaram, mas eu acho que...

- Então sua história já vazou pela primeira peneira. Vamos à segunda, a da bondade. O que a senhora vai me contar é alguma coisa que a senhora gostaria que os outros dissessem a seu respeito?

- Claro que não, Deus me livre!

- Então essa história já vazou pela segunda peneira. Vamos à terceira, que é a da necessidade. A senhora acha mesmo necessário contar-me esse fato, passá-lo adiante?

- Não, Padre, não tenho necessidade de contá-lo.

Dona Flora deixou a sacristia muito envergonhada.

“Antes de falar de alguém faça o teste das três peneiras: se o fato vazar por uma delas, é melhor silenciar."

2 comentários:

  1. ta aiiii gostei muitoooo das TRÊS PENEIRAS.. espero q possamos coloca-las em prática.

    ResponderExcluir
  2. Gostei das histórias dasw peneira acho que vou coloca-la em pratica.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário