Páginas

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Formação: Por que jejuar na Quaresma?

Imagem de Destaque


O homem só será livre quando seu corpo estiver submetido à alma

 O jejum nos proporciona a renovação da fé, dá forças a nossa alma e nosso corpo. Isto para vencermos os inimigos em nós mesmos e contermos os apelos da gula. Só assim podemos vencer os adversários e os combates usando o remédio do jejum. 

A prática deste concede de Deus os auxílios divinos para derrotarmos os adversários carnais e, principalmente, os espirituais. 

Sabendo que com a graça de Deus não vão prevalecer sobre nós os inimigos e nem podem permanecer em nós. 

Precisamos combater com o jejum os desejos da carne que são contrários do espírito. (cf. Gl 5, 17).
Ao jejuar, o espírito é submetido ao seu Senhor, ao Soberano que o remete para os prazeres e dons espirituais (celestes), assim sendo capazes de desprezar as provocações terrenas juntamente com seus desejos. Não permitindo que o pecado reine em seu corpo mortal. 

Pois o homem só será livre quando seu corpo estiver submetido à alma, como seu juiz e a alma governada por Deus como seu superior. 

“Não existe nenhuma obra de virtude sem a experiência da tentação, nenhuma fé sem provação, nenhum combate sem inimigos, nenhuma vitória sem compromisso” (São Leão Magno).

A nossa vida sempre passará por esta via, a via da provação e do combate.

Mortifiquemos o homem exterior para que o interior seja restaurado. Precisamos buscar grandes progressos espirituais. Devemos sair da superficialidade de nossa vida espiritual e crescermos espiritualmente. Sair do "alimento líquido" para o "sólido". É hora de fechar as brechas de nossas almas para que o mal não faça parte de nossa vida. E de redobrarmos a prudência e a cautela.

Pe. Reinaldo Cazumba
Com. Canção Nova

Fonte: Formações - Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário